31.5.06

 

Estudo revela que o sexo masculino é representado como violento nos filmes para crianças

Os nossos jovens aprendem lições alarmantes sobre os homens e rapazes através dos filmes que vêem uma e outra vez, de acordo com um estudo divulgado no início do mês pelo programa da actriz Geena Davis, See Jane, parte da iniciativa norte-americana Dads & Daughters.

O relatório,intitulado "G Movies Give Boys a D: Portraying Males as Dominant, Disconnected and Dangerous", revela como as personagens masculinas têem mais tendência a serem violentas e menos propensas a serem pais ou esposas. A descrição dos personagens negros era ainda mais negativa. Ao mesmo tempo, nestes filmes o sexo masculino é retratado como significativamente mais importante do que o sexo feminino.

22.5.06

 

Carta Europeia para uma Literacia dos Media

Reproduzia aqui a Carta Europeia para uma Literacia dos Media, criada para apoiar o estabelecimento de uma Educação para os Media (literacia dos Media) por toda a Europa. Eu já assinei.

[Nome] compromete-se com os objectivos e princípios aqui dispostos para uma melhor promoção e desenvolvimento de uma Literacia dos Media na Europa na qualidade de patrono/ patrocinador/ provedor.
1) Comprometemo-nos a:
Criar uma compreensão e consciência públicas da literacia dos media, relativamente aos meios de comunicação, informação e expressão;

Promover a importância da literacia dos media no desenvolvimento de políticas educativas, culturais, políticas, sociais e económicas;

Sustentar o princípio de que todo o cidadão Europeu de qualquer idade deve ter oportunidades, quer na educação formal quer na informal, de desenvolver as capacidades e conhecimentos necessários para aumentar a sua satisfação, compreensão e exploração dos media.

2) Acreditamos que as pessoas detentoras de uma literacia dos media devem ser capazes de:
Usar eficazmente as tecnologias dos media para aceder, guardar, reencontrar e partilhar conteúdos que vão ao encontro dos interesses e necessidades individuais e da sua comunidade;
Ter acesso e efectuar escolhas informadas sobre um vasto leque de formas e conteúdos mediáticos provenientes de fontes culturais e institucionais variadas;
Compreender como são produzidos conteúdos mediáticos e porquê, assim como os contextos tecnológicos, legais, políticos e económicos dessa produção;
Analisar criticamente as técnicas, linguagens e convenções usadas pelos media e as mensagens que estes veiculam;
Usar criativamente os media para expressar e comunicar ideias, informações e opiniões;
Identificar e evitar, ou confrontar, conteúdos e serviços mediáticos que possam ser indesejados, ofensivos ou prejudiciais;
Fazer um uso eficaz dos media no exercício dos seus direitos democráticos e responsabilidades cívicas;
3) Contribuiremos para desenvolver na população Europeia uma cultura de literacia dos media, encorajando e possibilitando ou oferecendo oportunidades aos cidadãos para:
Alargar a sua experiência sobre diferentes tipos de conteúdos e formas mediáticas;
Desenvolver capacidades criticas de análise e apreciação dos media;
Desenvolver capacidades criativas na utilização dos media como formas de expressão, comunicação e participação no debate público.
4) Comprometemo-nos a apoiar e participar em projectos de investigação que identifiquem e desenvolvam:
Uma melhor compreensão do que é ser detentor de uma literacia dos media;
Uma pedagogia dos media eficaz e sustentável que seja conducente a uma literacia dos media;
Métodos de avaliação e critérios de apreciação aplicáveis a uma literacia dos media;
5) Concordamos em assumir, ou possibilitar que outros assumam, o seguinte:
Construir ligações com outros subscritores e contribuir para o crescimento de uma rede Europeia para a literacia dos media;
Identificar e partilhar indicadores e resultados das iniciativas para uma literacia dos media que possamos desenvolver ou às quais possamos estar associados;
Trabalhar para que os conteúdos sejam disponibilizados legalmente com o fim de serem utilizados no âmbito de uma pedagogia dos media;
Publicar um plano de acção no sítio web da Carta em
6) Desejamos fazer parte da lista www.euromedialiteracy.eu na qualidade de:
Membro-fundador da Carta Europeia para uma Literacia dos Media*
Patrocinador da Carta Europeia para uma Literacia dos Media*
Colaborador de acordo com os termos da Carta Europeia para uma Literacia dos Media*

Na qualidade de “patrocinador”, comprometemo-nos a desenvolver um Plano de Acção para uma Literacia dos Media, organizado em termos cronológicos e de custos, que implemente os compromissos estabelecidos relativamente à Carta. Publicaremos o nosso Plano de Acção em www.euromedialiteracy.eu.

20.5.06

 

Crianças obesas dormem pouco e vêem muita TV

Apesar de não ser novidade para quem visita este blogue, destacava esta notícia publicada na edição de hoje do Diário de Notícias, por ser um estudo realizado em Portugal.

As crianças obesas portuguesas dormem pouco, vêem muita televisão e são filhas de pais com iguais problemas de peso. O retrato é traçado pelo estudo realizado por uma equipa de investigadores coordenada por Cristina Padez, da Universidade de Coimbra, e Pedro Moreira, da Universidade do Porto, segundo o qual 31,3% das crianças são obesas ou têm excesso de peso.

Para continuar a ler a notícia, clique aqui.

3.5.06

 

Estudo sobre jogos de vídeo reforça os impactos negativos nos jovens


Investigadores da University of California, San Francisco e da University of Pittsburgh divulgaram recentemente um estudo demonstrando "o que eles consideram provas irrefutáveis" que os vídeojogos violentos têem um efeito negativo nos jogadores, publicou o TechNewsWorld.com. O estudo, que olhou para os efeitos da exposição à violência dos media nos jovens da faixa etária 18-31 anos, demonstrou que os jogos "afectam negativamente a pressão sanguínea dos jogadores e levam a um comportamento não cooperativo, atitudes permissivas que conduzem à utilização da violência, consumo de álcool e drogas leves, actividade sexual sem a utilização de preservativo e ao processamento de informação social hostil".

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