31.10.08

 

- violência nos media = Crianças - agressivas

"Crianças expostas a um mínimo de violência nos media são menos agressivas" é o que diz uma nova investigação.

Veja a notícia completa em Children exposed to minimal violent media also less aggressive

21.10.08

 

Crianças Portuguesas: Menos TV, mais Internet

Investigação revela que os pais estão preocupados com o tempo que os filhos passam na Internet e que cerca de 67% dos jovens portugueses, dos 12 aos 18 anos, admitem que não sabem passar sem telemóvel.

A televisão passou para segundo plano, a Internet conquistou terreno e viver sem telemóvel seria quase impossível. A tese de doutoramento "Audiências dos 12 aos 18 anos no contexto da convergência dos media em Portugal: emergência de uma cultura participativa?", da investigadora Célia Quico da Universidade Lusófona, tenta compreender os principais usos dos media e tecnologias de informação (TIC).

Para ler +, visite Educare.pt

5.10.08

 

Seja inteligente com a televisão - Dicas para pais


Acredite ou não, ver televisão pode contribuir para a saúde da sua família. Mas isso não significa que você pode simplesmente ligar a tv e deixar os seus filhos ver. Tal como ensinar uma criança a usar o pote, o consumo saudável de televisão requer algum treino. Desenvolva hábitos de ver tv inteligentemente.

Dica: As crianças mais jovens costumam imitar o que vêem e ouvem na televisão. Não hesite em fazer perguntas que encorajam o seu filho a inventar o seu próprio diálogo ou modificar o enredo.

Aqui estão algumas ideias para começar conversas sobre a tv:

- o que aconteceu no início do filme? Qual a personagem que gostavas de ser? Se pudesses inventar uma estória nova com as mesmas personagens, como seria o fim da tua estória?

2.10.08

 

Sítio para crianças tinha jogo para matar crianças


"Helsínquia (Reuters) - Um jogo na internet no qual os jogadores invadem uma escola e matam alunos do pré-escolar com uma caçadeira foi retirado de um sítio finlandês de jogos para crianças, uma semana depois da pior matança numa escola do país."

Pode continuar a ler, em inglês, no artigo Finnish site pulls kindergarten shooting game.

Caso queira conhecer e experimentar o jogo, que foi criado pela Zsoa e que se chama Kindergarten Killer e cuja descrição é "Entre no Jardim-Escola e atire a matar naquelas irritantes e pequenas crianças com a sua caçadeira e evite ser morto por elas", basta visitar o sítio 2flashgames.com.

Decididamente, este não é um jogo educativo mas, como contextualização de uma notícia e até como alerta, todos (principalmente pais e professores) devem ter conhecimento deste tipo de conteúdos na internet.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?