15.1.09

 

Anúncios na tv contribuem para a obesidade infantil


Uma análise estatística dos hábitos de consumo de televisão pelas crianças e da obesidade infantil sugerem que o conteúdo e a frequência de anúncios a alimentos conduzem as crianças a procurar comida "não muito boa". O número de crianças com excesso de peso nos Estados Unidos poderia diminuir até 18% se estes anúncios fossem banidos dos programas dirigidos a crianças. + info em National Academy of Sciences

6.1.09

 

Mais escolas usam jogos de vídeo para cativar e ensinar alunos

Nos Estados Unidos, jogos de vídeo educativos criados para ensinar trabalho de equipa e outras capacidades do século XXI estão a tornar-se muito populares em várias escolas. "Existe uma revolução no entendimento da comunidade educativa que os videojogos têm muito do que precisámos", disse Jan Plass, co-director do Games for Learning Institute da New York University. + info no The Washington Post

4.1.09

 

TV leva bebés a serem examinados por problemas de fala


Em Inglaterra, está a ser estudado que os bebés de dois anos tenham exames devido a problemas de fala, depois de várias evidências que muitos estão tão viciados à televisão e jogos de vídeo que estão a falhar a aprendizagem das capacidades básicas de comunicação.

Os especialistas afirmam que este problema está a ser mais prevalecente do que a dislexia e o autismo e pode trazer graves consequências para o futuro da criança. Ver mais em Two-year-olds 'to be screened for speech problems'

 

6 maneiras de serem pais e educadores para os media em 2009


Via Commonsense Media, apresentamos seis formas de um pai ou mãe conhecerem melhor os media e fornecerem educação para os media aos seus filhos em 2009:

1. Visite um sítio das redes sociais online. Se tiver filhos novos visite sítios como o Club Penguin. Veja qual o motivo de tanto falatório. Abrace o entusiasmo dos seus filhos, mas eduque-se a si próprio sobre o que se passa realmente. Para os seus filhos mais velhos, visite o Hi5, o Facebook ou o MySpace. Peça-lhes para mostrarem as suas páginas pessoais.

2. Jogue com o seu miúdo um jogo de vídeo. Não aqueles jogos de matar personagens - experimente os jogos Guitar Hero. Ou um jogo de desporto na Wii. A melhor forma de manter os seus filhos afastados de jogos violentos é ajudando-os a desfrutarem algum tempo consigo sem terem de destruir uma alma viva.

3. Descarregue da internet alguma coisa que os seus filhos irão gostar. Escolha uma música que eles nunca ouviram falar. Depois peça-lhes para porem a tocar alguma coisa que você nunca tenha ouvido.

4. Visite o YouTube. Os seus filhos já o fizeram - provavelmente quando estavam à procura de alguma coisa divertida. Vá à secção de comédia, descubra alguma coisa que gosta e faça-lhes uma surpresa.

5. Tome controlo da televisão este ano. Estabeleça limites ao consumo de tv dos seus filhos, dê sugestões de programação e procure não os deixar sempre sozinhos a ver tv: faça-lhes também companhia.

6. Aprenda a gerir as vidas digitais dos seus filhos. Para os telemóveis/celulares dos seus filhos, procure um plano de tarifas que inclua o envio ilimitado de SMS´s (mas estabeleça algumas regras sobre o que pode ser enviado como texto e quando). Verifique quando os seus filhos vão para a net - veja o histórico do browser, se poder coloque filtros apropriados para a idade e verifique o controlo parental do computador. Ensine aos seus filhos os básicos de procurar na internet através dos motores de busca em segurança e forneça-lhes um código digital de conduta. Não os deixe descobrir tudo por eles próprios. Para mais dicas, visite o EM alerta! Segurança na Internet para Crianças!

Quais são as suas dicas para controlar melhor o envolvimento dos seus filhos nos media?

(Adaptado de Six Ways to Be a Media-Savvy Parent in 2009)

This page is powered by Blogger. Isn't yours?