28.3.09

 

Jogos de computador "ajudam no estudo"


As crianças que passam horas a brincar com jogos de computador podem na verdade estar a melhorar a sua educação, dizem investigadores.

Os críticos têm dito que sentar em frente de uma consola como a PlayStation, Wii ou Xbox é prejudicial, Mas um estudo demonstra que pode melhorar o desempenho em ciência, matemática e engenharia. Leia + no Daily Express

23.3.09

 

As crianças portuguesas perante a televisão


Quais os canais de televisão preferidos das crianças portuguesas? Esta é uma das questões desenvolvidas no terceiro estudo Fórum da Criança, apresentado no fim da semana passada em Lisboa.

O estudo divide as crianças em três faixas etárias: dos quatro aos seis anos, dos sete aos dez, e dos 11 e 12 anos. As preferências variam de acordo com esta segmentação. Se os mais novos preferem o Canal Panda (80%), o Disney Channel (42%) e a TVI (26%), dos sete aos 10 anos as percentagens já se invertem, sendo o Canal Disney o que leva a dianteira (61%), seguido da TVI (54%) e do Canal Panda (48%). Os mais velhos destacam a TVI (62%), o Disney Channel (44%) e a SIC (34%).Noddy, Ruca e Winx são os programas favoritos dos meninos mais novos (4 a 6 anos), ao passo que as meninas da mesma idade invertem a ordem de preferência: Winx, Ruca e Noddy. As meninas dos 7 aos 10 anos gostam essencialmente de ver os Morangos com Açúcar, Hannah Montana e telenovelas. Os meninos gostam, além dos Morangos com Açúcar, de wrestling e de filmes. Também os meninos e as meninas até aos 12 anos preferem os Morangos com Açúcar. Os meninos juntam-lhes os Gato Fedorento e filmes e as meninas optam por telenovelas e pela Hannah Montana.

E como reagem perante a publicidade? À medida que os meninos vão crescendo vão gostando mais de ver publicidade na televisão (51% entre os 4 e os 6 anos, 57% até aos 10 e 59% nos mais velhos). Entre as marcas estudadas, as mais conhecidas pelos mais pequenos são os canais de cabo e a distribuição, sendo menos conhecidos os operadores de cabo e a banca. As crianças entre os 7 e os 12 anos conhecem especialmente as marcas de distribuição e bebidas, sendo menos conhecidas as produtoras.

via meios e publicidade

16.3.09

 

Conferência “A Televisão e as Crianças”


A Entidade Reguladora para a Comunicação Social irá realizar no dia 24 de Março, no Auditório 3, da Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, a Conferência “A Televisão e as Crianças”.

Este encontro terá a participação de directores de programas e de informação dos canais generalistas de televisão, especialistas em estudos de televisão para crianças e jovens, juristas, professores, alunos e pais.

No âmbito desta conferência, será apresentado o estudo “Um ano de programação para crianças e jovens na RTP1, RTP2, SIC e TVI”, elaborado pela Universidade do Minho para a ERC.

O programa da Conferência encontra-se aqui (pdf) disponível para consulta.

A entrada nesta Conferência é livre. Solicita-se que as confirmações de presença sejam efectuadas mediante o envio de um email para conferencia@erc.pt

6.3.09

 

Televisão educativa pode ajudar a preparar as crianças mais novas para a escola


Televisão educacional de qualidade pode preparar as crianças mais jovens para a leitura, de acordo com novos estudos. Programas como "Rua Sésamo" podem ensinar as crianças importantes capacidades de reconhecimento de letras e sons, bem como criar o amor pelos livros, disse Milton Chen, que participou num esforço conjunto da televisão PBS e o Departamento de Educação dos Estados Unidos para desenvolver mais programas educativos. (Ler mais em Education Week)

4.3.09

 

Televisão ligada a asma nas crianças


Um novo estudo descobriu que as crianças que vêem tv durante mais de duas horas por dia têm o dobro de hipóteses de desenvolver asma. Os especialistas afirmam ainda que este estudo pode ajudar a ligar a asma à obesidade e a falta de exercício.

Ver a notícia na ABC News, TV linked to asthma in children

This page is powered by Blogger. Isn't yours?