28.4.09

 

Professores ensinam com o Twitter


Nos Estados Unidos, alguns professores de comunicação no Wisconsin estão a pedir aos alunos para "Twittarem ao Vivo" visando ajudá-los a processarem melhor os materiais apresentados nas conferências. O instrumento Twitter ensina-os a reunirem informação, realizarem várias actividades ("multitask") e escrever sucintamente, disse Gee Ekechai, um Professor Associado da Marquette University.

Mais no Milwaukee Journal Sentinel

6.4.09

 

Escola de Verão 2009 na Universidade Nova de Lisboa

Por entre gerações. Os lugares dos media e os desafios da literacia mediática na sociedade portuguesa
  • Profª Cristina Ponte (coord.), Drs. Ana Margarida Jorge, Ana Sofia Conceição, Karita Cristina Francisco, Lídia Maropo, Maria José Brites, Marta Neves, Raquel Pacheco
6 a 23 de Julho, 2ª e 5ª, das 10H00 às 13H00

Por entre gerações. Os lugares dos media e os desafios da literacia mediática na sociedade portuguesa

Programa:

A sociedade portuguesa é marcada por profundas diferenças geracionais na relação com os novos meios de comunicação, sendo os mais novos os que mais utilizam as potencialidades comunicacionais da Internet.

Por outro lado, nunca se falou tanto na necessidade de uma capacitação para usar criticamente os media – uma capacitação não apenas tecnológica mas também – e sobretudo – na perspectiva dos direitos de participação e de expressão numa dimensão ética e de cidadania.

Tendo presente:

- A Carta Europeia para uma Literacia dos Media e as recentes Recomendações da Comissão Europeia para que os Estados-membros promovam acções de formação em Literacia Mediática;

- Investigações que têm vindo a ser conduzidas junto de vários grupos de idade (nomeadamente crianças, adolescentes e jovens adultos),

Este Curso visa apresentar e discutir situações de apropriação e de usos dos meios de comunicação, incentivando os seus participantes a uma intervenção activa e a uma reflexão sobre as práticas sociais de relação com os meios de comunicação.

Vagas: 12

Bibliografia:

Carta Europeia para uma Literacia dos Media: http://www.euromedialiteracy.eu/?Pg=charter&id=4

Comunicação da Comissão Europeia, Uma abordagem europeia da literacia mediática no ambiente digital,COM(2007) 833 final, de Dezembro de 2007http://ec.europa.eu/avpolicy/media_literacy/docs/com/pt.pdf

Entidade Reguladora da Comunicação, Públicos de Comunicação Social em Portugal. Lisboa, 2008.

Creditação (para professores do Ensino Básico e Secundário dos grupos):
Formação Geral:
Formação Adequada: este curso aguarda a confirmação da creditação

Cristina Ponte é professora no Departamento de Ciências da Comunicação, da FCSH/Universidade Nova de Lisboa, é a coordenadora em Portugal do projecto europeu EU KIDS ONLINE (http://www2.fcsh.unl.pt/eukidsonline) . Entre os seus livros contam-se Televisão para Crianças. O direito à diferença (1988) e Crianças em Notícia. A construção da infância pelo discurso jornalístico (2005). Co-editora da revista Media e Jornalismo, do CIMJ (Centro de Investigação Media e Jornalismo), é vice presidente da Audience Section da ECREA (European Communication Research and Education Association).

Ana Margarida Jorge realiza doutoramento em Ciências da Comunicação da FCSH, com bolsa da FCT, sobre “Cultura das celebridades e jovens fãs online”. Mestre pelo ISCTE com tese sobre revistas femininas e masculinas de estilo de vida e membro de projectos de investigação sobre a representação feminina nas mesmas revistas e na imprensa generalista, é membro do CIMJ e ECREA e interessa-se pela recepção de cultura popular e consumo.

Ana Sofia Conceição é Mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação, pelo ISCTE, com uma investigação sobre o programa de literacia para os media - Media Smart junto do público infantil a que se destina. Tem ainda uma pós-graduação em Comunicação Estratégica e Assessoria Mediática pelo ISLA. Licenciada em Publicidade pelo IADE, o seu trajecto profissional tem vindo a ser desenvolvido na área da comunicação.

Karita Cristina Francisco é licenciada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB). Actualmente, estudante do doutoramento em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa. Experiência profissional em jornal impresso, online, TV, assessoria de imprensa e como docente de Jornalismo de duas instituições brasileiras.

Lidia Marôpo, mestre e doutoranda em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa, actuou como jornalista no Brasil, onde também é professora da Universidade de Fortaleza (Unifor). É membro do Centro de Investigação Media e Jornalismo e autora do livro "A Construção da Agenda Mediática da Infância – Um estudo de caso sobre a relação entre movimentos sociais e media noticiosos". Investiga sobretudo a relação entre direitos da criança e os media.

Maria José Brites é doutoranda em Ciências da Comunicação – Estudos dos Media e Jornalismo na FCHS-UNL. Investigou as representações da delinquência juvenil nos media noticiosos durante o seu mestrado, encontrando-se actualmente a pesquisar as relações entre os jovens e a cidadania politica. Foi jornalista em O Comércio do Porto, A Capital (Porto), Visão (Porto), Vida Económica e QuidNovi, entre outros.

Marta Dias Neves é Mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Comunicação, pelo ISCTE, com uma investigação sobre os usos da Internet por crianças com o intuito de identificar pistas para uma prevenção precoce do risco online. Tem ainda uma pós-graduada em Jornalismo também pelo ISCTE, tendo centrado o seu estudo nas questões do jornalismo online. Licenciada em Direito pela Faculdade de Coimbra, do seu trajecto profissional consta a passagem pelo jornalismo e pela área da comunicação e produção de conteúdos online.

Raquel Pacheco é licenciada em Cinema pela Universidade Federal Fluminense e mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa. É responsável pelos projectos de Educação e Comunicação da Mapa das Ideias (www.mapadasideias,pt). Formadora de Video e Reportagem na ETIC e profissional na área de televisão e de cinema.

Inscrições: As inscrições para a Escola de Verão 2009 terão início no dia 1 de Abril. Até 19 de Junho (cursos de Julho) ou até 21 de Agosto (cursos de Setembro), pode inscrever-se apenas com o pagamento da Propina de Registo. Clique AQUI para saber mais.

Info retirada do sítio internet da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

2.4.09

 

Twitter entra no curriculum das escolas primárias


Na Inglaterra, as crianças com menos de 11 anos serão ensinadas a como utilizar o website de relacionamento social Twitter, bem como blogs, webcams e podcasts de acordo com os planos para um novo curriculum pde alta tecnologia para as escolas primárias.



Leia mais no jornal Telegraph

O Twitter é uma rede social e servidor para microblogging que permite que os usuários enviem atualizações pessoais contendo apenas texto em menos de 140 caracteres via SMS, mensageiro instantâneo, e-mail, site oficial ou programa especializado.

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