4.11.05

 

Editorial de Inauguração


Começaria por me apresentar: chamo-me Vítor Relvas e sou um professor (se bem que actualmente não esteja a exercer por estar envolvido noutros projectos). Destacava ainda no meu “curriculum”, por ser importante para a contextualização deste blogue, a criação da revista “Infante Lizar – (in)Formação na área da Educação para os Media", cuja edição se iniciou em Abril de 1996, tendo encerrado em Março de 1998, com 12 números publicados.

Tendo tido conhecimento através da imprensa da criação de um Movimento Educação para os Media (MEM) , decidi criar este blogue (Educação + Media = Educar para os Media - inFormação na área da Educação para os Media para Pais e Professores), visando dar também mais um contributo para que esta área da Educação possa ver reconhecida a sua importância, nomeadamente em Portugal.

A “audiência” a quem se destina primordialmente o Educar para os Media serão pais e professores mas tenho a certeza que qualquer pessoa que regularmente (espero) me faça aqui uma visita, irá encontrar motivos de sobra para não dar por perdido o seu tempo. Coloquei audiência entre aspas por que trata-se de um dos termos específicos da linguagem da educação para os media e prometo brevemente apresentar um glossários de termos.

As “postagens” (linguagem dos blogues para textos ou comentários) que procurarei colocar regularmente neste endereço pretendem ser equilibradas, ou seja, não destacando apenas a parte mais negativa dos media mas também realçando os seus aspectos positivos. Claro que irei abordar a violência nos media, o cyberbullying, a segurança na Internet, mas acima de tudo pretendo dar alguns modestos contributos para que os meus leitores/leitoras possam desenvolver estratégias que lhes permitam melhor enfrentar ou prevenir eventuais problemas que surjam na sua vida familiar ou escolar.

Bom, por agora dava por concluído a minha postagem com uma possível definição de Educação para os Media: “O processo pelo qual aprendemos as destrezas técnicas de produção associadas com a criação de textos dos media. É, principalmente, o processo de entender e utilizar os media de maneira positiva e não passiva. Isto inclui um entendimento informado e crítico da natureza dos media, as técnicas utilizadas por eles e o impacto dessas técnicas.”

Um abraço e até breve!
Vítor

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?