4.1.09

 

6 maneiras de serem pais e educadores para os media em 2009


Via Commonsense Media, apresentamos seis formas de um pai ou mãe conhecerem melhor os media e fornecerem educação para os media aos seus filhos em 2009:

1. Visite um sítio das redes sociais online. Se tiver filhos novos visite sítios como o Club Penguin. Veja qual o motivo de tanto falatório. Abrace o entusiasmo dos seus filhos, mas eduque-se a si próprio sobre o que se passa realmente. Para os seus filhos mais velhos, visite o Hi5, o Facebook ou o MySpace. Peça-lhes para mostrarem as suas páginas pessoais.

2. Jogue com o seu miúdo um jogo de vídeo. Não aqueles jogos de matar personagens - experimente os jogos Guitar Hero. Ou um jogo de desporto na Wii. A melhor forma de manter os seus filhos afastados de jogos violentos é ajudando-os a desfrutarem algum tempo consigo sem terem de destruir uma alma viva.

3. Descarregue da internet alguma coisa que os seus filhos irão gostar. Escolha uma música que eles nunca ouviram falar. Depois peça-lhes para porem a tocar alguma coisa que você nunca tenha ouvido.

4. Visite o YouTube. Os seus filhos já o fizeram - provavelmente quando estavam à procura de alguma coisa divertida. Vá à secção de comédia, descubra alguma coisa que gosta e faça-lhes uma surpresa.

5. Tome controlo da televisão este ano. Estabeleça limites ao consumo de tv dos seus filhos, dê sugestões de programação e procure não os deixar sempre sozinhos a ver tv: faça-lhes também companhia.

6. Aprenda a gerir as vidas digitais dos seus filhos. Para os telemóveis/celulares dos seus filhos, procure um plano de tarifas que inclua o envio ilimitado de SMS´s (mas estabeleça algumas regras sobre o que pode ser enviado como texto e quando). Verifique quando os seus filhos vão para a net - veja o histórico do browser, se poder coloque filtros apropriados para a idade e verifique o controlo parental do computador. Ensine aos seus filhos os básicos de procurar na internet através dos motores de busca em segurança e forneça-lhes um código digital de conduta. Não os deixe descobrir tudo por eles próprios. Para mais dicas, visite o EM alerta! Segurança na Internet para Crianças!

Quais são as suas dicas para controlar melhor o envolvimento dos seus filhos nos media?

(Adaptado de Six Ways to Be a Media-Savvy Parent in 2009)

Comments: Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?