23.3.09

 

As crianças portuguesas perante a televisão


Quais os canais de televisão preferidos das crianças portuguesas? Esta é uma das questões desenvolvidas no terceiro estudo Fórum da Criança, apresentado no fim da semana passada em Lisboa.

O estudo divide as crianças em três faixas etárias: dos quatro aos seis anos, dos sete aos dez, e dos 11 e 12 anos. As preferências variam de acordo com esta segmentação. Se os mais novos preferem o Canal Panda (80%), o Disney Channel (42%) e a TVI (26%), dos sete aos 10 anos as percentagens já se invertem, sendo o Canal Disney o que leva a dianteira (61%), seguido da TVI (54%) e do Canal Panda (48%). Os mais velhos destacam a TVI (62%), o Disney Channel (44%) e a SIC (34%).Noddy, Ruca e Winx são os programas favoritos dos meninos mais novos (4 a 6 anos), ao passo que as meninas da mesma idade invertem a ordem de preferência: Winx, Ruca e Noddy. As meninas dos 7 aos 10 anos gostam essencialmente de ver os Morangos com Açúcar, Hannah Montana e telenovelas. Os meninos gostam, além dos Morangos com Açúcar, de wrestling e de filmes. Também os meninos e as meninas até aos 12 anos preferem os Morangos com Açúcar. Os meninos juntam-lhes os Gato Fedorento e filmes e as meninas optam por telenovelas e pela Hannah Montana.

E como reagem perante a publicidade? À medida que os meninos vão crescendo vão gostando mais de ver publicidade na televisão (51% entre os 4 e os 6 anos, 57% até aos 10 e 59% nos mais velhos). Entre as marcas estudadas, as mais conhecidas pelos mais pequenos são os canais de cabo e a distribuição, sendo menos conhecidos os operadores de cabo e a banca. As crianças entre os 7 e os 12 anos conhecem especialmente as marcas de distribuição e bebidas, sendo menos conhecidas as produtoras.

via meios e publicidade

Comments:
até aos 12 anos as meninas nao gostam de hannah montana. pois é a coisa mais horivel que a tv pode transmitir
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?