9.2.06

 

Aulas sobre Segurança na Internet para Crianças e Jovens


De acordo com a BBC, investigadores da Cyberspace Research Unit na University of Central Lancashire pedem que aulas em como utilizar a internet deveriam ser obrigatórias nas escolas, ou seja, que aprender sobre a segurança na internet devia estar nos programas escolares das crianças.

Os alunos deveriam ser ensinados sobre os potenciais perigos a que estão expostos, como os pedófilos que utilizam as salas de chat (conversação), para tentarem contactar com as crianças.

Os blogues, nomeadamente casos como o do MySpace nos Estados Unidos, onde são utilizados por milhões de jovens que apresentam no seu perfil muitos pormenores sobre si e a sua lista de amigos, estão a tornar-se também um alvo destes predadores (trata-se de um autêntico "recreio dos pedófilos"), pois estes utilizam estas redes sociais (Social networking) para conhecerem melhor os seus alvos, ficarem amigos e tentar marcar encontros com jovens. As crianças também devem aprender a avaliar as amizades num ambiente online.

De acordo com os investigadores (e acredito que em países como Portugal ou Brasil acontece o mesmo), poucos alunos são ensinados sobre como utilizar a internet em segurança.

Outro dado interessante deste estudo: cerca de metade já viu pornografia na internet mas apenas 10% afirmou que iria informar os seus pais se alguma coisa na net os fizesse ficar desconfortáveis.

Para pais e professores que queiram saber mais sobre segurança na internet, destacava os seguintes sítios, deixando a promessa de voltar a este tema brevemente:

  • EiClicAqui! E-mílio, o Comissário da Segurança na Net

  • EM alerta! Segurança na Internet para Crianças!

  • Ei Quero a minha Privacidade!

  • Comments: Enviar um comentário

    Links to this post:

    Criar uma hiperligação



    << Home

    This page is powered by Blogger. Isn't yours?