5.11.05
Os "Ecrãdolescentes": perigos e oportunidades
Claro que a postagem anterior nos leva a realçar a preocupação de pais e professores sobre a segurança na internet dos seus filhos ou alunos, considerando que estes estão cada vez mais a revelar informação em demasia sobre si próprios, eventualmente a potenciais ciberpredadores.
Por esta razão, nos Estados Unidos, algumas escolas já anunciaram que os estudantes que colocam postagens no Myspace.com ou sítios semelhantes enfrentam uma possível suspensão. Outras já enviaram emails para os pais a avisarem-nos sobre sítios como o MySpace.
Estamos perante o surgir de um novo tipo de adolescentes, os "ecrãdolescentes", como lhes chamou Bernard Luskin, o director do programa de psicologia para os media de uma universidade norte-americana.
Como nos demonstra o relatório Pew referido na postagem anterior e de acordo com Paulette M. Rothbauer, professora de Ciências da Informação na Universidade de Toronto, "existem já bastantes provas que os adolescentes já não são meros passivos consumidores de conteúdos, como as gerações anteriores. Eles pegam nos conteúdos disponíveis e transformam-nos, reinterpretam-nos, republicam-nos, tomam posse deles de maneiras que pelo menos têm o potencial de o subverter."
A Professor Rothbauer chama a este tipo de ligação "emancipatória" porque "ajuda os jovens a definirem as suas próprias identidades, nos seus próprios termos, utilizando qualquer conteúdo que escolhem."
(citações retiradas do New York Times)