12.11.05

 

Privacidade e Segurança na Internet para Crianças

Cortesia do EiClicAqui, divulgamos informação importante que todas as crianças e jovens (e adultos) devem ter em conta visando a sua segurança e privacidade na internet.

Divulgue-a pelos seus filhos/alunos.

Deves ser tu ou os teus pais – se tiveres menos de 13 anos - a ter a responsabilidade pela tua informação pessoal de identificação. Os sítios Internet que pedem por determinado tipo de informação sobre jovens com menos de 13 anos devem pedir a autorização dos pais para ter esses elementos. Isto significa que tu e os teus pais devem conversar sobre os elementos da informação que o sítio pede e decidir em conjunto se é informação que tu queres dar.

Por que é isto importante? Porque pode impedir os responsáveis dos sítios Internet de usarem mal a informação que eles pedem a miúdos e miúdas como tu. Esta é uma medida de protecção, uma vez que assim os sítios Internet têm que primeiro pedir a autorização dos teus pais para recolher informação tua. Desta forma, tu e os teus pais irão saber qual a informação que está a ser pedida e como irá ser usada.

Aqui estão algumas coisas importantes para saberes sobre como navegar na Net, privacidade e a tua informação pessoal:

- Nunca dês o teu último nome ou apelido de família, a tua morada de casa ou o teu número de telefone em salas de conversação (Chat), placardes informativos ou para amigos de correspondência por correio electrónico.

- Não digas a outras crianças qual o teu nome no ecrã, palavras-chave ou qualquer outra identificação.

- Olha para a Política de Privacidade do sítio Internet que visites para ver como é que o sítio usa a informação que tu eventualmente lhes dás.

- Navega pela Internet com os teus pais. Se eles não puderem, conversa com eles sobre os sítios que tens visitado.

- Conversa sobre a Política de Privacidade do sítio com os teus pais, de forma a que tu e os teus pais saibam que informação o sítio pede sobre ti e o que é que eles fazem com a informação.

- Os sítios Internet devem obter a autorização dos teus pais antes de receberem muitos tipos de informação vindos de ti.

- Se um sítio Internet tem informação sobre ti e os teus pais não querem que eles tenham, o teu pai ou mãe devem pedir para ver a informação – e devem pedir aos responsáveis que eliminem ou apaguem a informação.

- Os “sites” não devem pedir mais informação do que aquela que eles precisam de saber sobre ti para a actividade em que tu queres participar. Tu deves Ter autorização para participar em muitas actividades “online” sem Ter que dar qualquer informação sobre tu próprio.

- Se um sítio Internet te fizer ficar desconfortável ou pedir por mais informação do que tu queres partilhar, abandona o “site”.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?