28.11.05

 

Televisão em demasia diminui capacidade de leitura nas crianças

A propósito do recente lançamento em Portugal do canal para Bébés, o Baby TV:

Crianças com menos de 3 anos a quem é permitido ver muita televisão têm capacidades de leitura abaixo da média quando chegam aos 6 anos, de acordo com um novo estudo.

A investigação descobriu que as crianças pré-escolares que em média vêem televisão mais de duas horas por dia, tiveram menos 10 por cento em testes de compreensão de leitura e de memória.

O estudo, que durou uma década, foi publicado no jornal Archives of Paediatric and Adolescent Medicine, analisou os resultados de testes de 1 700 crianças com menos de 6 anos de idade. Descobriu que em média, as crianças com menos de 3 anos viram duas horas e 12 minutos de televisão e as da faixa etária dos 3 aos 5 viram uma média de 3 horas e 18 minutos, numa base diária.

Frederick Zimmerman, co-autor do estudo, disse que programas que se afirmam como educativos na verdade não têm qualquer efeito benéfico nos mais novos. "Nós chegámos à conclusão que programas que têm como público-alvo as crianças com menos de 3 anos, tal como os Teletubbies, apenas entreteem e não educam".
Fonte

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?