24.11.05

 

As Crianças e a Publicidade


Os miúdos são actualmente bombardeados com anúncios de empresas, principalmente em épocas como o Natal, visando vender os seus produtos. Quando passar por um "outdoor" (anúncio exposto ao ar livre, em estradas, etc.) ou estiver no intervalo da novela ou futebol, fale com as suas crianças sobre os anúncios aí expostos. O que é que o anúncio está a vender? A sua criança acredita nele? Discuta o que o anúncio pode não estar a dizer-lhe.

A influência dos media nos miúdos é grande, mas a sua influência como pai ou professor é ainda maior. Utilize os media como um instrumento de aprendizagem e obtenha alguns momentos pedagógicos com a sua criança.

Anúncios ligados a hábitos pouco saudáveis nas crianças

Normalmente, você não pode ver televisão, ir às compras ou surfar na internet sem ser inundada com publicidade. Mas você não é o único a estar exposto a anúncios. A sua criança também os vê, seja no cinema, revistas e na internet e tv.

Como adulto, você é capaz de ver o que o seu jovem filho pode não ver: os preconceitos construídos na publicidade dos media. Investigações feitas demonstram que os miúdos com menos de 8 anos são mais susceptíveis de aceitar as mensagens publicitárias como sinceras, exactas e sem preconceitos. É difícil para a criança média ver e analisar a agenda escondida nos cerca de 40 000 anúncios de tv que ela vê todos os anos

O que deve saber:
Muitos anúncios a brinquedos, lanches, cereais e jogos de vídeo são frequentemente direccionados às crianças. Mas os pais devem estar atentos também a outros anúncios. Os anúncios a cervejas ou outras bebidas alcoólicas dirigidos a adultos podem também influenciar os mais jovens. De acordo com investigadores, os anúncios a cervejas, por exemplo, são exibidos durante os eventos desportivos e são vistos por milhões de crianças, criando quer uma familariedade com a marca quer mais atitudes positivas para as crianças tão novas como com 9-10 anos começarem a beber.

As crianças novas podem ser iludidas facilmente pelas mensagens publicitárias. A sua crença de que os anúncios são confiáveis e verdadeiros pode contribuir para muitos comportamentos pouco saudáveis, incluindo:

- Pobres hábitos alimentares, um dos factores na actual epidemia de obesidade da juventude. Os anúncios mais vulgares dirigidos aos jovens são doces, gasosas e outros alimentos de lanche.

- Um aumento na possibilidade de comportamentos agressivos e menos sensibilidade à violência se a criança é exposta a anúncios a jogos de vídeo, filmes e programas de tv violentos

- O estudo também demonstra que os comerciais podem ser a raíz de conflitos entre pais e filhos. Os comerciais frequentemente fazem com que as crianças queiram os produtos publicitados. Então, os jovens pressionam os seus pais a comprá-los. Os conflitos ocorrem quando os pais dizem "não".

O que fazer:
Faça com que seja você a influência número um na vida da sua criança. Para contrariar a mensagem prejudicial que os seus filhos podem estar a obter dos anúncios, você pode:

- Monitorizar e limitar a quantidade de tempo que o seu filho passa em frente à televisão ou na internet.

- Certifique-se que ele passa algum do seu tempo livre fazendo outras actividades.
- Estabeleça regras sobre comer as refeições à mesa não em frente à televisão. A maior parte das crianças que vê tv durante as refeições como mais comida "lixo" do que aquelas que não o fazem.

- Fale com os seus filhos. Vejam comerciais em conjunto ou vejam anúncios em revistas e ajude as suas crianças a aprenderem a fazer perguntas sobre o que vêem. O que é que os anúncios estão a vender? O seu filho acredita neles? Discuta o que é que o anúncio pode não estar a dizer-lhe.

- Hábitos saudáveis modelo. Encha a sua cozinha de produtos saudáveis e façam mais refeições em família. Limite também o seu uso de alcóol e tabaco e afaste-se de drogas ilegais.

Você pode não ser capaz de proteger a sua criança de todos os anúncios mas você pode reduzir o número de publicidade que o seu filho vê. Limite o tempo de ver tv e insista com a sua criança para ler um livro, ir andar de bicicleta ou brincar lá fora com os amigos. Veja televisão em família e ajude a sua criança a compreender como é que os anúncios de televisão são fabricados. Não só você estará a limitar a influência que os anúncios têm na sua criança mas você estará a ajudá-la a construir capacidades de media que irão durar para toda a vida.

Comments:
ooi....................
oi........................
oi............................
oi.......................~
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?