16.2.06
Estudo revela poucas personagens femininas nos principais filmes para crianças
Um novo estudo da University of Southern California revelou que os personagens masculinos ultrapassam as personagens femininas numa relacção de 3 para 1 nos filmes para crianças mais vistos nos Estados Unidos.
O estudo descobriu que as personagens femininas são raras nos filmes infantis, incluindo À Procura de Nemo, o grande êxito de 2003 e o filme de 2005 Madagascar, entre outros. E aqueles com participações masculinas-femininas equilibradas são excessivamente raros, contando para apenas 7 dos 101 filmes para crianças mais vistos lançados de 1994 a 2004.
O que é que isto pode significar para os jovens espectadores (a maior parte dos quais, ainda de acordo com a investigação, vêem pelo menos um vídeo ou DVD por dia)? Há provas que a exposição à televisão é uma indução "significativa e positiva" da aceitação dos papeis sexuais e atitudes entre crianças e adultos.
Esta disparidade entre homens e mulheres pode também servir de desvalorização do valor da mulher aos olhos dos mais jovens.
Este estudo é o primeiro de uma série planeada sobre filmes e programas de tv para crianças. Os outros irão incluir as ocupações das personagens, retratos dos rapazes, estereótipos e hiper-sexualização das personagens femininas.