22.2.06
Portugueses mais tempo na internet
Segundo os dados do estudo Netpanel da Marktest, em 2005, o tempo que os portugueses dedicaram a navegar na internet em casa aumentou 24.5% face a 2004.
Uma análise dos dados do Netpanel de 2002 a 2005 mostra como se manteve relativamente estável o número dos internautas portugueses de 4 e mais anos que durante o ano acederam à internet a partir de casa, apesar de uma ligeira quebra de 0.4% em 2005 face ao ano precedente.
Em 2005, foram 1 584 mil os portugueses que acederam à internet a partir de casa, 97.1% do universo em estudo. Neste período visitaram mais de 16 mil milhões de páginas, tendo dedicado a este meio mais de 150 milhões de horas.
Foi ao nível do tráfego (medido em número de páginas visitadas) e do tempo despendido que se registaram as maiores evoluções nos últimos anos.
Em 2005, o número de páginas visitadas aumentou 34.0% face ao ano anterior e mais do que duplicou (110.2%) relativamente a 2002.
Da mesma forma, o tempo despendido na internet cresceu 24.5% face a 2004, tendo registado um crescimento de 88.0% face a 2002.
O sapo.pt foi o domínio mais acedido durante o ano, por 1470 mil utilizadores únicos, seguido do google.pt, com 1407 mil, do msn.com, com 1404 mil, do passport.com, com 1267 mil e do microsoft.com, com 1235 mil utilizadores únicos.
Já em páginas visitadas, a liderança é do msn.com, com mais de 1080 milhões, seguido do google.pt, com 1042 milhões, do hi5.com, com cerca de 1022 milhões, do sapo.pt, com perto de 871 milhões e do hattrick.org, com quase 308 milhões.
A lista dos 50 domínios mais acedidos (em utilizadores únicos) é composta em maioria por portais, motores de busca e sites de gestão de contas de email. É, no entanto, de destacar algumas curiosidades:
Os alojadores de blogs, blogspot.com e weblog.com.pt surgem, respectivamente, na 13ª e na 20ª posição;
Nas telecom, o domínio tmn.pt ocupa a 24ª posição e o domínio vodafone.pt a 26ª;
Em 27º lugar está o domínio min-edu.pt;
Nos sites bancários, o cgd.pt ocupa a 32ª posição e o millenniumbcp.pt a 45ª;
O e-financas.gov.pt está em 33º lugar;
Nos media, o domínio rtp.pt posiciona-se em 39º e o abola.pt em 49º;
A loja online amazon.com ocupa a 50ª posição.
A análise tem como base informação do Netpanel da Marktest, um estudo que analisa o comportamento dos internautas portugueses a partir de um painel de utilização doméstica.
Uma análise dos dados do Netpanel de 2002 a 2005 mostra como se manteve relativamente estável o número dos internautas portugueses de 4 e mais anos que durante o ano acederam à internet a partir de casa, apesar de uma ligeira quebra de 0.4% em 2005 face ao ano precedente.
Em 2005, foram 1 584 mil os portugueses que acederam à internet a partir de casa, 97.1% do universo em estudo. Neste período visitaram mais de 16 mil milhões de páginas, tendo dedicado a este meio mais de 150 milhões de horas.
Foi ao nível do tráfego (medido em número de páginas visitadas) e do tempo despendido que se registaram as maiores evoluções nos últimos anos.
Em 2005, o número de páginas visitadas aumentou 34.0% face ao ano anterior e mais do que duplicou (110.2%) relativamente a 2002.
Da mesma forma, o tempo despendido na internet cresceu 24.5% face a 2004, tendo registado um crescimento de 88.0% face a 2002.
O sapo.pt foi o domínio mais acedido durante o ano, por 1470 mil utilizadores únicos, seguido do google.pt, com 1407 mil, do msn.com, com 1404 mil, do passport.com, com 1267 mil e do microsoft.com, com 1235 mil utilizadores únicos.
Já em páginas visitadas, a liderança é do msn.com, com mais de 1080 milhões, seguido do google.pt, com 1042 milhões, do hi5.com, com cerca de 1022 milhões, do sapo.pt, com perto de 871 milhões e do hattrick.org, com quase 308 milhões.
A lista dos 50 domínios mais acedidos (em utilizadores únicos) é composta em maioria por portais, motores de busca e sites de gestão de contas de email. É, no entanto, de destacar algumas curiosidades:
Os alojadores de blogs, blogspot.com e weblog.com.pt surgem, respectivamente, na 13ª e na 20ª posição;
Nas telecom, o domínio tmn.pt ocupa a 24ª posição e o domínio vodafone.pt a 26ª;
Em 27º lugar está o domínio min-edu.pt;
Nos sites bancários, o cgd.pt ocupa a 32ª posição e o millenniumbcp.pt a 45ª;
O e-financas.gov.pt está em 33º lugar;
Nos media, o domínio rtp.pt posiciona-se em 39º e o abola.pt em 49º;
A loja online amazon.com ocupa a 50ª posição.
A análise tem como base informação do Netpanel da Marktest, um estudo que analisa o comportamento dos internautas portugueses a partir de um painel de utilização doméstica.