6.3.06

 

Os Óscars, os filmes e ter uma inteligência para os media

E os vencedores dos Óscares são... «Crash» («Colisão» na versão portuguesa), recebeu o Óscar para Melhor Filme do ano!

Os Prémios da Academia, vulgo Oscars, reconhecem "a excelência no cinema" e dão às famílias uma oportunidade para conversar sobre um filme ou uma grande actuação. Muitos filmes vencedores dos Óscares (ou nomeados), além da exibição no cinema, estão disponíveis em vídeo ou são transmitidos pelas estações de televisão durante o mês dos Oscars. Embora seja importante para os pais ou professores fazerem primeiro o seu trabalho de casa para terem a certeza que determinados filmes são apropriados para as suas crianças, agora é uma boa altura para ver um destes filmes em família ou na escola e falar sobre o que é que o fez ser tão bom. O que é que gostaram nas actuações, na cinematografia, a música e a história? Qual foi a moral da história?

Espectadores inteligentes podem reconhecer as suas próprias respostas emocionais a algumas das técnicas utilizadas pelos realizadores e as famílias que falam e partilham as suas opiniões sobre filmes excelentes estão no bom caminho para serem famílias com uma melhor compreensão para os media. Este processo também ajuda as crianças a desenvolverem uma verdadeira apreciação dos filmes, ao invés de serem simples espectadores passivos.

Nas últimas semanas estrearam-se em Portugal uma série de filmes candidatos (e, hoje, vencedores) aos Óscares - de Brokeback Mountain a Munique, ou a Capote - e que, pelos temas polémicos e pelo debate que provocam, estão a atrair muita gente às salas de cinema.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?