17.11.05

 

Os alucinantes dias da «Geração W»

Educação e repercussões do universo dos media em análise no Fórum da Maia

A crescente influência dos media no universo dos mais jovens é o tema do seminário que a DREN leva hoje ao Fórum da Maia. Sensibilizar a comunidade educativa e melhorar a formação pela aquisição de competências são algumas das metas.

O Fórum da Maia acolhe o seminário «Geração W - Educação e Media», promovido pela Direcção Regional de Educação do Norte (DREN) e organizado pelo seu Centro de Produção e Recursos e Gabinete de Formação, em colaboração com a Câmara da Maia.

Quando os media e as tecnologias de informação e comunicação ocupam, cada vez mais, um lugar determinante na formação e desenvolvimento da chamada «Geração W», que vive neste universo mediático em permanente evolução, a iniciativa pretende alcançar vários objectivos.
 
 Promover uma reflexão alargada e transversal sobre o universo mediático e as suas repercussões junto dos mais jovens, sensibilizar a comunidade educativa para a necessidade de intervir construtivamente no desenvolvimento do espírito crítico face à influência dos media na sociedade e fomentar a educação para os media pela aquisição de competências que permitam identificar, compreender, avaliar as mensagens mediáticas, são as metas a atingir com a iniciativa, que se inicia pelas 9h00 com a sessão de abertura, a que se seguirá o primeiro painel.

Manuel Pinto, professor da Universidade do Minho, Eduardo Cintra Torres, crítico de tv e media, Paulo Arbiol, locutor de rádio, Isabel Stilwell, jornalista, Maria Emília Brederode Santos, do CNE/Ministério da Educação serão intervenientes nesta primeira fase.

O segundo ciclo de conferências, «Tecnologia, aprendizagem e afectos-Geração W em conversa de Sofá», terá como oradores Luís Valente, do projecto Segura Net, Rui Pacheco, membro de associação de pais e director do Centro Multimédia da Porto Editora, Rui Abrunhosa, psicólogo e professor da Universidade do Minho, Vânia Fernandes, psicóloga, coordenadora e técnica superior de educação sexual e Vasco Trigo, jornalista e apresentador da RTP.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?