1.12.05

 

Evitar os Provocadores ("Bullies")


O Bullying (Provocações) é um problema tão real na internet como o é na vida real. Na verdade, a internet faz sobresaír o pior em algumas pessoas porque sabem que ninguém sabe como elas são, como se chamam e (por vezes) são incontactáveis. As salas de chat (conversação) e o e-mail são todos usados e abusados todos os dias pelos provocadores da internet. Como é que te podes proteger a ti próprio?

A maior parte dos programas de correio electrónico, de mensagens instantâneas (ex: o Messenger) e as salas de chat têm funções de "ignorar". Se utilizares essa função em utilizadores incomodativos, deixarás de ver qualquer coisa que escrevam. Nos programas de e-mail, procura pela expressão "bloqueie este utilizador" e selecciona-a. Em salas de conversação e programas de mensagens instantâneas, procura as palavras "ignora" ou "bloqueia" e já não vais ter de te preocupar mais com um qualquer palhaço zangado.

Numa sala de chat, ignorar às vezes não é suficiente, porque o utilizador incomodativo pode ainda continuar a abusar com outros utilizadores e pode tornar o ambiente da sala de chat irrespirável. É por isso que é importante utilizar salas de chat monitorizadas (vigiadas). Se alguém te estiver a provocar numa sala de conversação monitorizada, o adulto monitor deve resolver o problema. Se o monitor parecer que não está a fazer nada, chama-lhe a atenção e certifica-te que o assunto fica resolvido. Ninguém quer estar no chat com uma sala cheia de "chateadores" provocadores.

(Continua... 8 de 10)

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?