10.1.06

 

Portugueses menos tempo na Tv

Segundo os elementos da Marktest Audimetria/MediaMonitor, os portugueses viram menos tempo de televisão em 2005 do que em 2004, o que não se poderá desligar do facto do ano anterior ter sido rico em eventos catalisadores de audiência.

De facto, 2004 foi o ano em que Portugal foi anfitrião do Campeonato Europeu de Futebol e do Rock in Rio, em que se realizaram Jogos Olímpicos e em que o mundo esteve atento a fenómenos como a situação no Iraque, os ataques terroristas um pouco por todo o Mundo (em Espanha, a 11 de Março) ou o Tsunami na Ásia - acontecimentos que certamente influenciam o consumo deste meio.

Em 2005, cada português viu, em média por dia, em sua casa, 3 horas, 32 minutos e 9 segundos de televisão, menos 2 minutos e 2 segundos do que no ano anterior.

Os maiores consumidores deste meio são, por região, os residentes no Grande Porto (mais 4.4% do que a média do universo); por classe social, os indivíduos da classe baixa (mais 22.1% do que a média do universo); por sexo, as mulheres (mais 8.5% do que a média do universo); por idade, os indivíduos com mais de 64 anos (mais 36.0% do que a média) e, por situação no lar, as donas de casa (mais 19.8% do que a média).

A idade, a classe social e a situação no lar são, assim, as variáveis que mais influenciam o consumo de televisão, já que as diferenças observadas por região não são muito significativas.

Relativamente ao ano anterior, os jovens entre os 25 e os 34 anos foram os que registaram maiores aumentos de consumo de televisão, com mais 2.5% em 2005. Pelo contrário, os residentes no Litoral Centro, os jovens entre os 4 e os 14 anos e os indivíduos entre os 35 e os 44 foram os que observaram maiores quebras face a 2004, com cerca de menos 4% de tempo médio de audiência de televisão.

Esta análise foi realizada para o período compreendido entre 1 de Janeiro e 31 de Dezembro de 2005.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?