5.1.06
As crianças portuguesas na net
Nos dez primeiros meses de 2005, 88.4% dos internautas entre os 4 e os 14 anos navegaram na internet a partir de suas casas, revelam os dados do estudo Netpanel da Marktest.
De Janeiro a Outubro de 2005 foram 197 mil as crianças entre os 4 e os 14 anos que acederam à internet a partir de suas casas, o que corresponde a 88.4% dos internautas desta faixa etária.
Neste período, visitaram mais de meio milhão de páginas na internet, uma média de 2613 por utilizador. Estas crianças dedicaram à internet um total superior a 6 milhões de horas, uma média de 31 horas e 28 minutos por utilizador.
Setembro e Outubro foram os meses que mais crianças levaram à net, respectivamente 165 e 163 mil. Setembro foi também o mês em que cada utilizador despendeu em média mais tempo neste meio, com um total de 6 horas e 27 minutos.
Uma análise por dias da semana não mostra diferenças significativas de comportamento, sendo apenas de salientar as sextas feiras como os dias com menos acessos por parte destes indivíduos, 150 mil utilizadores únicos, não muito longe dos máximos de 159 mil atingidos aos sábados e domingos.
Quanto ao perfil horário de acesso, ele mantém-se elevado durante todo o dia, com um primeiro "pico" entre as 11 e as 12 horas e um segundo, mais pronunciado, a partir das 18:30 até às 22 horas. Os rapazes acedem em maior número do que as raparigas durante todo o período em análise.
Nos sites mais visitados, lidera o www.google.pt, com 163 mil utilizadores únicos, seguido do www.sapo.pt, com 127 mil utilizadores únicos e do loginnet.passport.com, com 122 mil utilizadores únicos.
Em páginas visitadas, a liderança mantém-se do www.google.pt, com 34,6 milhões, seguido do images.google.pt, com 21,5 milhões e do www.cidadedamalta.pt, com 8,3 milhões.
Finalmente, em tempo despendido, a liderança é do www.miniclip.com, com 239 mil horas, seguido do www.google.pt, com 181 mil horas e do www.jogos10.com, com 141 mil horas.
A análise tem como base informação do Netpanel da Marktest, um estudo que analisa o comportamento dos internautas portugueses a partir de um painel de utilização doméstica.