8.12.05

 

Anúncios de publicidade na Tv maus para a saúde das crianças


A maior parte da publicidade para as crianças promove escolhas pouco saudáveis e o governo devia avançar se a indústria falhar em melhorar a situação, um relatório de especialistas norte-americanos alertou na passada terça-feira.

"Existe uma forte evidência que a publicidade televisiva influencia as dietas das crianças com menos de 12 anos", disse o Dr. Michael McGinnis, um investigador do Institute of Medicine, que conduziu o estudo.

Os dados obtidos também sugerem que o marketing pode conduzir a altas taxas de gordura corporal, embora novas investigações sejam necessárias para demonstrar uma relação directa de causa e efeito entre a publicidade e a obesidade infantil. "As comidas publicitadas são predominantemente altas em calorias e baixas em nutrientes", afirmaram também os investigadores.

O painel de cientistas também apelou para a necessidade de se realizarem campanhas para educar as famílias sobre comidas saudáveis, directrizes nacionais para a comida oferecida nas escolas e a uma auto-regulação por parte da indústria (se tal não funcionar, o governo deverá obrigá-los a publicitarem escolhas de comidas e estilos de vida saudáveis).

Em conclusão, referia que este relatório foi feito por 16 membros de um comité constituido por membros dos campos da nutrição, desenvolvimento infantil, psicologia, políticas alimentares, lei constitucional, ética empresarial e marketing do consumo, os quais reviram 123 estudos abrangendo 3 décadas. Entre os principais resultados do IOM:

- Existe uma forte evidência que a publicidade televisiva influencia as preferências de comidas e bebidas. Contudo, não existem suficientes provas que os anúncios influenciam a faixa etária dos 12 aos 18 anos de idade.
- Existem fortes provas que as preferências e pedidos de compra extendem-se ao consumo de curto prazo destes alimentos pelos da faixa etária dos 2 aos 11 anos de idade.
- Estatísticamente, não existem provas fortes de que "a exposição à publicidade televisiva é associada com a obesidade nas crianças dos 2 aos 11 anos e nos adolescentes dos 12 aos 18 anos".

Na internet:
Institute of Medicine

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