17.1.06
Desejos para 2006 - como utilizar os media para aproximar mais as famílias
Nós adoramos os media, mesmo que estejam cheios de violência, sexo e maus comportamentos; eles também podem ser divertidos e uma parte importante da nossa vida e também na das nossas crianças. No seu melhor, os media podem ser inspiradores, educativos e absolutamente divertidos.
Neste blogue de Educação para os Media vou então deixar alguns desejos para que as famílias se possam divertir a ver os media em 2006. Ou seja, como utilizar os media para aproximar mais as famílias? Como os pudemos utilizar para proporcionar criatividade e debate?
São estes os desejos e sugestões para 2006:
- Criem uma noite de cinema em família. Podem-se partilhar os nossos filmes favoritos com as crianças (e, claro, ver alguns dos favoritos delas).
- Aluguem vídeojogos que se possam jogar em conjunto (ex: Karaoke).
- Quando estiver a ler o jornal, partilhe histórias apropriadas com os miúdos. Peça a opinião deles.
- Use as novas tecnlogias como a internet ou o telemóvel para se manter em contacto com familiares ou amigos que vivem longe, noutras localidades. Peça aos filhos para também o fazerem.
- Vá buscar alguns discos, cassetes ou CDs antigos e faça uma festa familiar a ouvir essas músicas.
- Leia em conjunto todas as noites. Cada membro familiar pode ter o seu próprio livro ou podem ler em conjunto.
- Envie por email fotografias da família aos seus melhores amigos.
- Utilize filmes para criar interesse em outras actividades. Por exemplo, depois de ver o À Procura de Nemo, podem ir a um aquário ou à biblioteca procurar livros sobre os oceanos.
- Encontre os presente de media perfeitos para as crianças: coisas apropriadas para a idade mas ainda assim altamente divertidos.
- Utilize os programas televisivos para lançar discussões com os seus filhos sobre tópicos importantes, mesmo que difíceis, do género fumar e beber.
- Se um filme for baseado num livro, procurem ler primeiro o livro em conjunto. Depois conversem sobre qual gostaram mais.
- Escrevam uma carta de fã ou um email apoiando um programa ou personagem que admiram.
- Encoraje as crianças a criarem os seus próprios media, desde desenhar uma capa para os seus CDs favoritos até fazerem a sua própria música.
- Peçam às suas crianças para os ensinarem a programar o iPod ou a escrever um SMS
- Peça aos seus filhos para deixarem também os pais jogarem um jogo online com eles.
- Utilize a Internet para procurar pesquisar mais sobre as raízes familiares.
- Critique anúncios que se vêem na televisão em vez de os deixar passar em branco.
- Compre revistas para as suas filhas que celebrem todos os tipos de corpos.
- Experimentem escrever uma crítica a um filme ou programa tv que tenham adorado (ou odiado). Encoraje os jovens a fazerem o mesmo. Caso queira enviá-las para este blogue, serão sempre bem-vindas.
- Descubra um programa de televisão do seu agrado que possa ver em conjunto com o seu filho adolescente (e outro do agrado deles que eles vejam com vocês).
- Limite a utilização diária de media mas permita os seus filhos escolherem quais das muitas formas de media eles desejam utilizar num dado dia (incluindo música, tv, internet, jogos, etc.)
- Faça o seu trabalho de casa antes de comprar um jogo, descarregar um música ou ir ver um filme (ou seja, que seja apropriado para a idade do filho). Procure obter ideias sobre como conversar sobre esse assunto.
- Vejam o que virem, saibam que os seus filhos os estão a observar.