2.8.06
Hierarquia familiar ausente da novela Morangos com Açúcar
A Socióloga para escrever para a ‘Atlântico’ andou a seguir ‘Morangos’ durante algum tempo.
Maria Filomena Mónica escreveu na edição de Agosto da revista ‘Atlântico’ um texto bastante crítico sobre a novela ‘Morangos com Açúcar’, da TVI. “A hierarquia sumiu-se no interior destas famílias”, constata a socióloga.
‘Morangos com Açúcar’, segundo Maria Filomena Mónica, absorveu os seguidores para um estado de apatia generalizada relativamente ao mundo que os rodeia: “Preocupam-se mais com a vida daqueles seres do que com a vida dos irmãos, pais e amigos.”
Outra das preocupações da socióloga sobre a novela juvenil da Quatro prende-se com o facto das personagens não demonstrarem o “prazer da aprendizagem, a ânsia de afirmação e a necessidade de estudar”.
Reagindo ao artigo, António Monteiro Coelho, director de relações exteriores da TVI, diz ao CM que a opinião de Maria Filomena Mónica “merece o maior respeito da TVI, mas não passam de meras considerações pessoais”.
Maria Filomena Mónica, que analisou durante algum tempo a novela a pedido da revista, também questiona a exploração publicitária com recurso a “actores [que participam na série] sem separador claro, a fim de fazer publicidade a um depilatório”. Monteiro Coelho nega, admitindo, porém, que o anúncio “possa dar a ideia de ser protagonizado pelas personagens. É um problema de associação”.
O responsável da estação líder de audiências considera tal associação “natural, devido ao sucesso da novela e ao elevado interesse que suscita junto dos jovens”.
Maria Filomena Mónica escreveu na edição de Agosto da revista ‘Atlântico’ um texto bastante crítico sobre a novela ‘Morangos com Açúcar’, da TVI. “A hierarquia sumiu-se no interior destas famílias”, constata a socióloga.
‘Morangos com Açúcar’, segundo Maria Filomena Mónica, absorveu os seguidores para um estado de apatia generalizada relativamente ao mundo que os rodeia: “Preocupam-se mais com a vida daqueles seres do que com a vida dos irmãos, pais e amigos.”
Outra das preocupações da socióloga sobre a novela juvenil da Quatro prende-se com o facto das personagens não demonstrarem o “prazer da aprendizagem, a ânsia de afirmação e a necessidade de estudar”.
Reagindo ao artigo, António Monteiro Coelho, director de relações exteriores da TVI, diz ao CM que a opinião de Maria Filomena Mónica “merece o maior respeito da TVI, mas não passam de meras considerações pessoais”.
Maria Filomena Mónica, que analisou durante algum tempo a novela a pedido da revista, também questiona a exploração publicitária com recurso a “actores [que participam na série] sem separador claro, a fim de fazer publicidade a um depilatório”. Monteiro Coelho nega, admitindo, porém, que o anúncio “possa dar a ideia de ser protagonizado pelas personagens. É um problema de associação”.
O responsável da estação líder de audiências considera tal associação “natural, devido ao sucesso da novela e ao elevado interesse que suscita junto dos jovens”.