11.8.06
Jovens preferem os novos media
Um estudo realizado pela Ofcom, gabinete regulador de telecomunicações no Reino Unido, revelou que os jovens estão a mudar os seus hábitos de consumo tornando-se cada vez mais adeptos dos novos media como a Internet, deixando para trás os meios de comunicação tradicionais como a televisão, o jornal e o rádio.
Os dados divulgados indicam que o grupo em análise, com idades compreendidas entres os 16 e os 24 anos, está cada vez mais ligado às novas tecnologias. Os jovens passam quase três horas por semana na Internet e que metade do grupo é portador de uma consola de jogou e/ou um leitor de música mp3.
Cerca de 70% dos jovens, comparativamente a 41% da população em geral, confessou já ter visitado sites de interacção social como o My Space, e um em cada cinco tem o seu próprio site ou blog, enuncia a pesquisa.
O estudo indica a possibilidade de que este novo estilo de vida seja uma das causas para a queda das audiências na televisão, revelando que os adolescentes vêem, em média, menos sete horas de televisão por semana do que o resto da população, e que a procura vai para os canais digitais. Tal como a TV, também a rádio e os jornais tem perdido adeptos em favor dos serviços online, indica a Ofcom.
Um porta-voz do gabinete regulador sublinhou que a velocidade a que os “hábitos de consumo desta faixa etária muda é muito superior aos restante grupos”, justificando esta mudança com o o facto de esta geração ter crescido com as novas tecnologias.
A Ofcom indica ainda que o número de famílias a subscreverem ligações de Internet e televisão digital tem aumentado significativamente. Actualmente, 1.8 milhões de casas já usam a Internet para fazer chamadas telefónicas.
Os dados divulgados indicam que o grupo em análise, com idades compreendidas entres os 16 e os 24 anos, está cada vez mais ligado às novas tecnologias. Os jovens passam quase três horas por semana na Internet e que metade do grupo é portador de uma consola de jogou e/ou um leitor de música mp3.
Cerca de 70% dos jovens, comparativamente a 41% da população em geral, confessou já ter visitado sites de interacção social como o My Space, e um em cada cinco tem o seu próprio site ou blog, enuncia a pesquisa.
O estudo indica a possibilidade de que este novo estilo de vida seja uma das causas para a queda das audiências na televisão, revelando que os adolescentes vêem, em média, menos sete horas de televisão por semana do que o resto da população, e que a procura vai para os canais digitais. Tal como a TV, também a rádio e os jornais tem perdido adeptos em favor dos serviços online, indica a Ofcom.
Um porta-voz do gabinete regulador sublinhou que a velocidade a que os “hábitos de consumo desta faixa etária muda é muito superior aos restante grupos”, justificando esta mudança com o o facto de esta geração ter crescido com as novas tecnologias.
A Ofcom indica ainda que o número de famílias a subscreverem ligações de Internet e televisão digital tem aumentado significativamente. Actualmente, 1.8 milhões de casas já usam a Internet para fazer chamadas telefónicas.