14.12.05

 

Clube dos Jornalistas na TV: Jornais escolares

Uma notícia que vi no blogue Educomunicação, para ver hoje às 23.30, no canal "a dois:"

CJ na TV: Jornais escolares

“Jornais escolares” é o tema do próximo Clube de Jornalistas, que irá para o ar na quarta-feira, dia 14, às 23 e 30, na RTP 2. Eduardo Jorge Madureira, Joaquim Igreja e Maria Emília Brederode Santos são os convidados em estúdio. A moderação é de Carla Martins.

O projecto Público na Escola distinguiu este ano 34 jornais escolares, de vários graus de ensino, no âmbito do Concurso Nacional de Jornais Escolares. O próximo Clube de Jornalistas aborda a realidade multifacetada dos jornais escolares e conta, em estúdio, com as participações de :

Eduardo Jorge Madureira, director pedagógico do projecto Público na Escola
Joaquim Igreja, professor da Escola Secundária Afonso de Albuquerque, da Guarda, e coordenador do jornal “Expressão”
Maria Emília Brederode Santos, pedagoga

Envolvendo alunos e professores, os jornais escolares relatam as actividades das instituições de ensino e contribuem para construir a identidade das escolas onde são criados.

Trata-se de um universo muito diversificado – ao nível da concepção gráfica e temática, da organização, da intervenção social, da ligação com outros media – e em rápida transformação – tendo em conta a mobilidade de alunos e de professores e o facto de estes projectos dependerem em grande medida do voluntarismo dos seus dinamizadores.

Além disso, a importância e papel destes projectos cruzam-se frequentemente com objectivos de incentivo à leitura e de Educação para os Media.

Durante o programa são transmitidas reportagens sobre o jornal “8 e 25”, da Escola Básica 2/3 prof. Óscar Lopes, de Matosinhos, e o CLIP – Laboratório de Imprensa do Público, uma parceria com o Museu dos Transportes e Comunicações, do Porto.

O Clube de Jornalistas também considerou importante ouvir a perspectiva do Ministério da Educação sobre o tema. O incentivo à leitura e a formação para os media e a cidadania foram os aspectos salientados no depoimento de Teresa Calçada, coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares.

A propósito do incentivo à leitura de jornais entre os jovens, recuperámos uma campanha lançada há cerca de dois anos pela Associação Portuguesa de Imprensa.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?