15.12.05
Ler as notícias
Na sequência do programa televisivo de ontem sobre jornais escolares, aproveitava para deixar algumas dicas aos professores sobre a utilização de jornais na escola.
Por que não partilhar e discutir com os seus estudantes uma notícia? Procure escolher as notícias pela sua actualidade e o seu potencial interesse para os alunos.
Lendo as notícias
Você pode usar uma variedade de abordagens para ler as notícias:
* Leia a notícia em voz alta aos alunos enquanto eles a vão seguindo no seu lugar.
* Os estudantes podem em primeiro lugar ler a notícia para eles próprios; depois peça a determinados alunos para lerem a notícia em voz alta para o resto da turma.
* Divida o grupo em pequenos grupos. Cada aluno no grupo irá ler um parágrafo da história. À medida que os alunos leiem, os outros podem sublinhar informação importante ou escrever uma nota na margem da história. Depois que cada aluno terminar a sua leitura, os outros no grupo podem dizer alguma coisa - um comentário, uma questão, uma clarificação - sobre o texto.
Por que não partilhar e discutir com os seus estudantes uma notícia? Procure escolher as notícias pela sua actualidade e o seu potencial interesse para os alunos.
Lendo as notícias
Você pode usar uma variedade de abordagens para ler as notícias:
* Leia a notícia em voz alta aos alunos enquanto eles a vão seguindo no seu lugar.
* Os estudantes podem em primeiro lugar ler a notícia para eles próprios; depois peça a determinados alunos para lerem a notícia em voz alta para o resto da turma.
* Divida o grupo em pequenos grupos. Cada aluno no grupo irá ler um parágrafo da história. À medida que os alunos leiem, os outros podem sublinhar informação importante ou escrever uma nota na margem da história. Depois que cada aluno terminar a sua leitura, os outros no grupo podem dizer alguma coisa - um comentário, uma questão, uma clarificação - sobre o texto.